CIGANA

CIGANA

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Povo Cigano

Cheios de mistérios, com seus encantamentos, tradições e uma vida errante.
   Hoje em dia, os ciganos da cidade, não mais acampam com seus carroções, e vivem uma vida sedentária, saindo algumas vezes para relembrar os seus antepassados. Mas existem muitos que ainda vagueiam pelas estradas, com circos, venda de cavalos, vendas de panelas e as mulheres com suas tzaras lendo a sorte através da leitura de cartas e das mãos. Foram massacrados na Segunda Guerra Mundial, e sempre considerados como "ladrões de criancinhas", maus elementos por não terem os costumes comuns as sociedades.
De onde surgiram os ciganos? A maioria dos antropólogos e historiadores, chegaram a conclusão, que vieram da Índia, descendente dos párias, os sem castas. Sua língua, entre outras o romanês, tendo eles milhares de dialetos, dependendo da região. Suas crenças variavam de país para país, sendo o mais comum, ter uma tendência cristianizada. Suas santas de devoção, são Santa Sara Kali, com uma referência a Deusa Kali(Índia) e o "santa" pelo cristianismo, Madalena, Macarena e no Brasil, Nossa Senhora Aparecida.
Tinham costumes rígidos e a sua história, sòmente a pouco tempo, é que vem sendo registrada. São um povo ágrafo, ou seja, sem escrita, mas os tempos estão mudando... Hoje em dia, muitos se casam com gadjos, pessoas que não são ciganas e a mistura está grande. Poucos conservam o tradicionalismo.
Conhecidos como excelentes músicos, tocam instrumentos como o violino, acordeon e suas músicas são alegres e adoram dançar! Sua cor, o vermelho, é uma das preferidas, e uma virgem cigana, casa-se de vermelho...
  Em breve, falaremos de costumes esquecidos, relatos de ciganos de outras partes do mundo.
  OPTCHA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário